quarta-feira, 27 de junho de 2012

A importância da nutrição no Tratamento do Autismo



O autismo é considerado uma doença psiquiátrica pela medicina tradicional. Embora a etiologia da doença permaneça em grande parte obscura, a classificação do autismo em crianças com doença psiquiátrica apresenta muitas terapias muito arriscadas.Esta classificação é diagnosticada pelos sintomas típicos da doença, que incluem distanciamento social, isolamento, atrasos reduzidos na fala e as habilidades de interação social, mas não indica necessariamente um transtorno psiquiátrico.
Talvez por isso o método convencional de autismo, baseado apenas no uso de drogaspsicotrópicas, é falho, deixando os afetados e suas famílias com mais problemas do que benefícios.O erro fundamental da medicina convencional é continuar a procurar uma única causa da doença quando é claramente multifatorial. Isso pode ser apenas o caso de que o autismo não pode ter uma única causa, mas sim ser um produto de múltiplos fatores, incluindo predisposição genética, inflamação, função gastrointestinal prejudicada, aumento do estresse oxidativo, a incapacidade de neutralizar as toxinas, reações auto-imunes e função mitocondrialdanificada . A tudo isto deve ser adicionado o possível dano grave de vacinas e aditivos alimentares e conservantes. Seguindo esta linha de pensamento pode-se concluir que o autismo não é uma doençamas sim uma conseqüência de uma carga tóxica que o corpo não consegue eliminar e exerce seus efeitos em particular no sistema nervoso central. Uma estratégia muito mais racional do tratamento, da simples mas ineficiente prescrição de psicofármacos é a de:


1. Modificar a alimentação para curar o intestino e reduzir a exposiçãoa toxinas externas; 
 2. Fornecer apoio nutricional para aumentar as defesas antioxidantes; 
 3. Fornecer suporte nutricional, a fim de aumentar a capacidade de detoxicação; 
 4. Eliminar as substâncias tóxicas como o mercúrio. A alimentação É comprovada por numerosos estudos que a maioria das crianças com autismo tem umafunção gastrointestinal comprometida.

 O sistema gastrointestinal é fundamental porque neutraliza os micróbios, permite a digestão dos alimentos e absorção dos nutrientes. Mas também atua como uma barreira seletiva, capaz de filtrar
substâncias tóxicas, impedindo a sua entrada na circulação. Muitas dessas funçõe
parece estar comprometida em crianças com autismo. O primeiro passo crucial no caminho de cura do intestino é eliminar os açúcares simples que, infelizmente, a alimentação da criança continua a ser muito rica e
que contribuem para o crescimento de bactérias prejudiciais no trato gastrointestinal. Da mesma forma a eliminação de alimentos refinados que contem aditivos e reduz a quantidade de toxinas introduzidas no organismo. Estes alimentos devem ser substituídos com proteína de alto valor biológico e alimentosricos em fibras e antioxidantes, como frutas e legumes. Também alimentos geralmente alergênicos, tais como tomates, ovos, soja e amendoim deveriam ser excluídos. Outros alimentos, infelizmente, ainda muito recomendados pelos pediatras, especialmente para as crianças é o leite. O homem é capaz de digerir eabsorver de forma otimizada somente o leite materno. O leite de vaca é rico em proteína não digeríveis e alergênicas contém lactose a que muitas pessoas são intolerantes e tem uma longa lista de substâncias nocivas derivadas da
alimentação do animal que fornece o leite. As crianças autistas frequentemente também obtém benefício de seguirem uma dieta livre de glúten. Estas medidas se seguidas corretamente, podem permitir que os intestinos se curem. O suporte nutricional Vários suplementos nutricionais podem ser úteis para crianças com autismo. Deve ser sempre considerado que não são fármacos em grado de conter diretamente os sintomas e as manifestações do autismo, mas substâncias biológicas que podem promover um processo de auto-cura e detoxicação. 
 1. As enzimas digestivas: A incompleta digestão protéica, em particular de proteínas específicas como a caseína e glúten induzem a formação de pequenas moléculas de peptídeo que muitos pesquisadores acreditam ser uma causa contribuinte de autismo. Na verdade, estas moléculas seriam capazes de atravessarem a barreira hemato-encefálica e causar danos no sistema nervoso central. Podem ser tomadas enzimas digesitivi tais como a tripsina,pepsina, quimotripsina e amilase. Enzimas de plantas como a bromelina,têm potente ação antiinflamatória e ajuda a reduzir os sintomas gastrointestinaisfreqüentes em crianças com autismo, incluindo distensão abdominal,flatulência, cólicas abdominais e diarréia.
 2. Probióticos: O equilíbrio entre as várias populações bacterianas que residem no intestino é fundamental para a saúde de todo o organismo. Em crianças com autismo em particular, mas também em muitas outras crianças que fazem uso de antibióticos, pode haver graves desequilíbrios da flora intestinal. As bactérias patológicas produzem toxinas pró-oxidantes, mas podem ser combatidas efetivamente por probióticos e prebióticos de dose elevada.
 3. Vitaminas: As crianças com autismo podem ser deficientes em muitas vitaminas por conta da sua reduzida capacidade de absorção a nível gastrointestinal e/ou de freqüentes episódios de diarréia. As vitaminas do grupo B geralmenteestão em carência e são essenciais em muitos processos bioquímicos. A vitamina B6 em particular, é necessária para a síntese de diversos neurotransmissores e a sua integração tem sido associada com melhorias no sono,de atenção e da linguagem. A vitamina A é importante para os tecidos para o rápido crescimento, como o epitélio intestinal e os nervos e a vitamina C é um potente antioxidante, mas também serve para a síntese de neurotransmissores.
 4. Detoxicação: Crianças autistas frequentemente têm uma capacidade reduzida para a eliminação detoxinas e baixas concentrações de compostos contendo gestão de glutationa, N-acetilcisteína, ácido alfa-lipóico e glicina pode enxofre como a glutationa, metionina, cisteína e cistationina. A ingestão de glutationa, N-acetilcisteína, ácido alfa-lipóico e glicina podem servir para otimizar o processo de detoxicação 
 5. Ácidos graxos essenciais: Os eicosapentaenóico e docosapentanoico são componentes das membranas celulares enumerososestudos têm destacado a carência em crianças com autistas.Além disso, esses ácidos graxos ômega-3 são poderosos anti-inflamatórios podendo reduzir a resposta inflamatória excessiva freqüentemente presentes em crianças com autismo.Abordagens farmacológicas no tratamento do autismo têm sido em grande parte sem êxito. O autismo não é uma doençade etiologia única facilmente combatida com um medicamento específico, mas sim uma síndrome multifatorial complexa que pode ser mais contida de maneira mais eficaz com uma abordagem multimodal que leva em conta a nutrição e suplementação natural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário